top of page

Técnicas de comunicação assertiva .

Por Kele Lobato

Existem várias técnicas de comunicação simples e eficazes que você pode usar para se tornar uma pessoa mais assertiva. Vamos aqui ilustrar algumas para seu uso no cotidiano. Se coloque na primeira pessoa Use "Eu quero", "Eu preciso" ou "Eu sinto". Transmitia seus sentimentos e necessidades mediante afirmações básicas e expresse seu ponto de vista com firmeza. Por exemplo, "Eu sinto que precisamos trazer um terceiro para mediar este desacordo". Empatia Procure reconhecer e entender como a outra pessoa vê a situação. Então, depois de considerar o ponto de vista, expresse o que você precisa. Por exemplo, "eu entendo que está tendo problemas para trabalhar com a fulana, mas este projeto precisa ser fechado na sexta-feira. Vamos todos sentar e planejar juntos". Delegar Se suas primeiras tentativas de se afirmar não foram bem-sucedidas, então talvez seja necessário delegar o assunto ao setor ou pessoa responsável. Isso significa tornar-se mais firme (embora ainda educado e respeitoso) com a pessoa de quem você está solicitando, trata-se de comunicar as consequências e implicar os responsáveis no processo. Por exemplo, "Fernando, esta é a terceira vez esta semana que conversamos sobre você chegar tarde. Se estiver atrasado mais uma vez neste mês, ativarei o processo disciplinar". No entanto, lembre-se de que, independentemente das consequências que você comunica à pessoa em questão, você ainda não pode obter o que deseja no final. Se for esse o caso, você precisará tomar medidas adicionais ao configurar uma reunião formal para falar sobre o problema ou aumentar sua preocupação com Recursos Humanos (RH) ou seu chefe. Peça mais tempo Às vezes, é melhor não dizer nada. Determinados momentos podem se tornar muito emocionais ou talvez você não saiba com clareza o que deseja. Se for esse o caso, seja honesto e diga ao outro que você precisa de alguns minutos para compor seus pensamentos. Por exemplo, você pode dizer "Alfredo, seu pedido me pegou desprevenido. Vou retornar para você dentro de meia hora". Mude seus verbos Tente usar verbos mais definidos e enfáticos quando se comunica. Isso ajuda a enviar uma mensagem clara e evita mal entendidos, quando a partir de sua mensagem as pessoas ficam confusas em relação ao que deseja. Procure usar verbos como vou em lugar de deveria. Ou quero ao invés de preciso, ou ainda farei em vez de tenho que. Por exemplo:

  • "Eu irei de férias na próxima semana, então preciso de alguém para cobrir minha carga de trabalho".

  • "Eu quero seguir este curso de treinamento porque acredito que isso me ajudará a progredir no meu papel e minha carreira".

  • "Eu escolho essa opção porque acho que será mais bem sucedido do que as outras opções na mesa".

Prepare a mensagem que deseja transmitir com antecedência Se, por exemplo, você não pode assumir mais trabalho, seja direto e diga: "Não posso continuar com mais projetos no momento". Se as pessoas ainda não recebem a mensagem, continue a repeti-la usando a mesma linguagem, de modo que percebam o que significa realmente aquilo que foi dito. Exemplo de Diálogo:

  • Chefe: "Eu gostaria que você trabalhasse no projeto, José".

  • Colaborador assertivo: "Não posso continuar com mais projetos no momento".

  • Chefe : "Eu vou pagar mais para você fazer isso".

  • Colaborador assertivo: "Não posso continuar com mais projetos no momento".

  • Chefe: "Sério, isso é realmente importante. Meu chefe insiste que isso seja feito".

  • Colaborador assertivo: "Não posso continuar com mais projetos no momento".

  • Chefe: "Você faria isso como um favor pessoal?"

  • Colaborador assertivo: "Desculpe, eu valorizo ​​nosso relacionamento, mas simplesmente não posso assumir mais projetos no momento".

Roteiro Muitas vezes, é difícil saber como exprimir seus sentimentos de forma clara e confiável quando você precisa se afirmar. A técnica de roteiro pode ajudar aqui. Ela permite que você prepare com antecedência o que deseja expressar, usando uma abordagem que descreva o ocorrido, o problema, suas necessidades e as consequências;

O ocorrido. "Jamile, os custos de produção neste mês são 23 por cento maiores do que a média. Você não me deu nenhuma indicação disso, o que significou que eu estava completamente surpreso com a notícia". O problema. Diga à outra pessoa exatamente como você vê a situação ou o problema. Seus sentimentos. Descreva como se sente sobre a situação e expresse suas emoções de forma clara. "Isso me frustra e me faz sentir como se não entendesse ou apreciasse a importância dos controles financeiros na empresa". Suas necessidades. Diga a outra pessoa exatamente o que você precisa dela, para que ela não precise adivinhar. "Eu preciso que você seja honesto comigo e me avise quando começamos a mudar significativamente o orçamento em qualquer coisa". As consequências. Descreva o impacto positivo que sua solicitação terá para a outra pessoa ou a empresa se suas necessidades forem atendidas com sucesso. "Se você fizer isso, estaremos em uma boa posição para atingir nossos objetivos e conseguir um melhor bônus de fim de ano" Essas são técnicas que, se aprendidas e aplicadas de forma gradual, podem facilitar suas relações no dia a dia nos ambientes organizacionais e familiares. Caso necessite aprimorar sua comunicação busque um terapeuta.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page