

Autoconhecimento e Empoderamento
O auto reconhecimento e o empoderamento são recursos importantes no combate ao processo de alienação do trabalhador. Quando o trabalho era artesanal, havia uma identificação entre o trabalhador e o ofício exercido, dentro de um engajamento social. Com o advento da indústria, este engajamento foi rompido e surgiu a alienação.
Estamos em outro momento do trabalho onde os requisitos técnicos e de formação recuperam por outros meios a identidade entre trabalho e trabalhador. F


Liderança e Autoritarismo .
As lideranças dependem do ambiente e dos liderados. O tipo de líder varia dependendo das condições e do momento de um grupo ou empresa. Para se escolher as lideranças é preciso uma noção bastante clara dos objetivos e dos envolvidos em um determinado projeto.
A autoridade de uma liderança difere do autoritarismo, o qual corresponde a uma imposição. A ação autoritária não sobrevive mais em nosso ambiente cultural a não ser por pouco tempo sendo que, a resistência mais imedi


Gravidez e seus impactos:
A gravidez é um evento ao mesmo tempo individual e coletivo. Individual na medida em que se trata de uma realização pessoal para a mulher e/ou o casal; e coletivo no sentido de ser um investimento na continuidade familiar, social e humana.
Devido ao fato de ser um investimento tanto privado quanto coletivo produzem-se efeitos no coletivo e nas empresas.
Estes efeitos podem ser positivos, porém, em se tratando das empresas, tende a ser apreendida com algum desconforto. U


Privacidade
A privacidade, na era das tecnologias de informação e comunicação, traz a possibilidade (muitas vezes ilusória) de decidir quando se deve ou não abrir mão dela. Esta possibilidade porém é cada vez mais tênue e precária na vida cotidiana e no ambiente de trabalho.
Existem câmeras espalhadas por todo o espaço da vida urbana e os ambientes de trabalho costumam deixar a pessoa ou exposta o tempo todo ou isolada dos demais. A administração da fronteira entre o eu e os outros se


Motivação
A motivação depende da personalidade, das condições e expectativas quanto ao trabalho e das condições efetivas nas quais se trabalha.
Existem pessoas com maior índice de motivação. Pessoas que são pró ativas, positivas e/ou com alto nível de resiliência.
As condições onde a pessoa vislumbra possibilidades de crescimento pessoal, financeiro ou relacional favorecem a motivação e o engajamento com o trabalho.
Ambientes de trabalho monótonos, relacionamentos deteriorados

Abusos
Os abusos são consequências dos assédios, e assim tendem a produzir prejuízos maiores. Tanto os assédios quanto os abusos costumam deixar marcas na autoestima, nos relacionamentos sociais e afetivos. Estes abalos tornam-se de difícil reversão.
O abuso corresponde ao desejo de macular, de perpetrar um abalo inesquecível através de uma maculação. Temos uma máxima segundo a qual o bem pode ser esquecido mas não o mal.
Os abusos são inerentes ao que chamamos de ‘instituiçõe

Assédios
A noção de assédio é dinâmica e depende do ambiente comunitário e das pessoas implicadas. Temos diversos tipos de assédio: sexual, psicológico e moral.
O assédio corresponde ao uso de algum tipo de força – física, psicológica, financeira, organizacional ou afetiva – para se obter, sustentar ou suprimir ‘benefícios’ que não seriam permitidos sem o uso destes recursos ou pelo simples consentimento. Hobbes já perguntava: ‘de que serve o poder sem seus privilégios?’ Maquiavel

Conflitos com a Hierarquia.
A hierarquia pode ser uma forma administrativa e técnica para o desenvolvimento de uma atividade. Esta distinção pode implicar tanto uma diferença de saber e experiência quanto uma distinção operacional no fluxo de uma atividade em seus diversos níveis. Porém ela facilmente se constitui em um exercício de poder e de privilégios de uma pessoa sobre outras, tipo de exercício esse que geralmente se constitui como um dos principais tipos de prazer.
Por outro lado o questioname


Conflitos Internos no trabalho
A noção de funcionário implica na perspectiva de que a subjetividade seria suprimida pela função. Mas não é isso o que acontece. Cada pessoa desempenha uma função implicando nela a sua subjetividade.
A maior parte do cotidiano de uma pessoa geralmente se passa no seu trabalho, portanto é para onde projeta de forma consciente ou não a sua existência – mesmo que o faça de forma alienante.
Nos relacionamentos de trabalho não só emerge a subjetividade de cada pessoa como, m


Absenteísmo
O absenteísmo (não comparecimento habitual) corresponde a um sinal importante no processo de adoecimento de uma empresa. Pode sinalizar a maneira como as pressões organizacionais e relacionais podem estar excedendo a capacidade dos trabalhadores, bem como sinalizar a desarmonia na vida dos funcionários em relação às suas funções e seus ganhos.
Corresponde um tipo de reação à conhecida tendência da modernidade em alienar o trabalhador de sua vida, seu corpo, seu tempo, seus